12/04/2010

A VOLTA DO PÁSSARO ENCANTADO

Vocês se lembram? Disse o autor, da estória do Pássaro Encantado, de muitas cores, que amava a Menina? Mas sempre chegava a hora em que ele dizia:
_ È preciso partir, ficar longe por muito tempo, para que a saudade cresça, e dentro dela o encanto!
E ele voava...
A menina ficava e chorava. Até que não mais aguentou a dor da saudade e prendeu o Pássaro numa gaiola de prata, para que nunca mais a deixasse. Ele ficou, mas murchou. Seus olhos se entristeceram e suas cores se apagaram. Acabou também a saudade e o encanto se foi. A menina entendeu, então, que é preferível a dor da saudade encantada à tristeza de uma presença encarcerada. E abriu a porta da gaiola. O Pássaro voou para muito longe até que a saudade voltasse a crescer. (Rubem Alves)



Gosto muito das estórias de Rubem Alves. Elas me levam a refletir os nossos apegos, as nossas máscaras. Essa, por exemplo, me questiona o significado da "saudade". De onde vem e porquê de repente nos envolve a ponto de abraçá-la e tê-la como companheira. O que é a saudade? Sentimos saudades e, às vezes, nem sabemos de quê e por quê. O certo é que ela está presente em nossa vida.

Nenhum comentário: